
A equipe do escritório do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl apresentou, nesta segunda-feira (15) o projeto preliminar para a requalificação de três espaços públicos da capital catarinense: a região da rua Francisco Tolentino/Mercado Público, a rua Esteves Júnior e a Beira Mar norte. É a primeira fase do estudo contratado pela Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com o objetivo pensar a cidade para as próximas décadas.
“O foco está na criação de espaços públicos mais seguros, acessíveis, ativos e democráticos, promovendo caminhabilidade, convivência e vitalidade urbana, em contraponto a modelos centrados no automóvel”, destacou a arquiteta Rute Nieto Ferreira, porta-voz do escritório de Copenhague.
Um dos conceitos é a mobilidade sustentável, com foco em pedestres e ciclistas. O objetivo é tornar mais fácil, seguro e agradável caminhar, pedalar e utilizar o transporte coletivo, reduzindo a dependência do automóvel na região central. Rute também chamou a atençao para projetos voltados à resiliência climática, com maior arborização urbana. “A ideia é que as ruas passem a ser espaços verdes, não só as praças”, faloua urbanista, que usou o termo “urbanismo tropicalizado”.
O projeto preliminar também pretende fortalecer centralidades, “bairros completos”, na mesma linha do que prevê o texto revisado do Plano Diretor. Rute citou o exemplo do centro histórico que é “bastante vivo durante o dia, mas não nos fins de semana, especialmente aos sábados à tarde”. Mais moradores, segundo esse raciocínio, significa um centro mais seguro e vivo o tempo todo. “Vocês já têm uma cidade de 15 minutos na teoria, agora precisa ser na prática”, pontuou.
Para a região do Mercado Público e rua Francisco Tolentino, a proposta prevê priorização do pedestre, mobilidade ativa e qualificação do espaço público, transformando percursos em lugares de permanência e convivência, além da criação de uma nova praça. O trecho da rua Esteves Júnior foi selecionado pelo potencial de se tornar um protótipo de rua escolar, com mais segurança e humanização. O trecho ganharia “elementos urbanos brincáveis”. Melhorar a caminhabilidade e fazer aproximação com a orla é um dos objetivos do projeto para a Beira Mar Norte.
Segundo o presidente da CDL Florianópolis, Eduardo Koerich, o projeto representa uma oportunidade histórica de reposicionar a região como um espaço vivo e atrativo. “Estamos falando de um olhar estruturante e de longo prazo, que coloca as pessoas no centro das decisões urbanas. A CDL acredita que uma cidade mais qualificada, acessível e convidativa fortalece o comércio, gera mais segurança e impulsiona o desenvolvimento econômico de toda Florianópolis”, afirma.
O vice-presidente da Acif, Thiago Amorim, destacou o papel das entidades na construção de soluções urbanas sustentáveis. “Esse projeto nasce da união entre iniciativa privada, conhecimento técnico e diálogo com o poder público. É uma contribuição concreta das entidades empresariais para o futuro de Florianópolis, com foco em competitividade urbana, qualidade de vida e atração de investimentos”, disse.
Depois da apresentação, o material entra em fase de contribuições técnicas e institucionais, que serão avaliadas pelo grupo executivo do projeto. O projeto final será entregue em março de 2026. O trabalho está sendo feito em parceria com o LUA (Laboratório de Urbanismo e Arquitetura).
LEIA TAMBÉM
Retrofit é aposta para mudar o perfil de algumas regiões de Florianópolis. Prédios antigos da região central começam a ser revitalizados.
Referência em arquitetura e urbanismo, Sérgio Magalhães fala sobre o papel das cidades no desenvolvimento do país.
Plano Diretor e lei do Retrofit melhoram ambiente de negócios em Florianópolis, avalia secretária de Habitação. Novas regras urbanísticas agora passam por regulamentação
Urbanista defende conceito da “cidade de 15 minutos” em busca de mais qualidade de vida
Arquiteto de instituto espanhol que vai fazer projeto em Florianópolis fala sobre desafios urbanos
LUA, o laboratório criado em Florianópolis que discute soluções para os desafios urbanos